quinta-feira, 2 de abril de 2009

Resenha de Marta Dinarte (UNIFRA)


Uma análise da polifona discursiva em resenhas críticas acadêmicas

Antonia Dilamar ARAÚJO (Universidade Estadual do Ceará)

O artigo "Uma análise da polifonia discursiva em resenhas crítica acadêmicas" de Antonia Dilamar Araújo da Universidade Estadual do Ceará, busca analisar a polifona presente nas resenhas críticas acadêmicas, ou seja, a multiplicidade de vozes.
O artigo está dividido em quatro partes, sendo que cada parte encontra-se inserida ao longo das dezessete páginas do artigo. A autora, desde a introdução, procura esclarecer ao leitor de que as "resenhas críticas acadêmicas", que em um primeiro momento pareciam ser monofônicas, passam a ser polifônicas, pois estas contém outras vozes, além da voz da resenhista.
Na primera parte, a autora assume alguns "pressupostos teóricos", como os de Bakhtin (1992) que considera o discurso, como sendo construído pelo menos entre duas pessoas. Logo, o texto será um conjunto de vozes que interagem e constroem o sentido do mesmo. Levando em consideração os pressupostos de Bakhtin, podemos considerar os textos como polifônicos e heterogêneos, pois estes são constituídos de várias vozes, retomando outros autores e/ou opondo-se a eles.
Para dar uma maior ênfase ao texto polifônico, Antonia Dilamar Araújo retoma Barros, Koch e Ducrot. Barros caracteriza o texto polifônico como "aquele em que são precebidas muitas vozes, por oposição aos textos monofônicos que escondem os diálogos que os constituem". Koch, por sua vez, caracteriza a polifonia como um fenômeno pelo qual em um único texto se fazem ouvir vozes e pontos de vista diferentes.
Na visão de Ducrot, a poilifonia se dá no nível do locutor, ou seja, do resenhista, e no nível do enunciador, que pode ser marcado por pontos de vista diferentes. Esse tipo de poilifonia pode ser observado nas resenhas críticas acadêmicas, pois nessas se faz necessária a retomada de várias vozes que servirão de apoio ao resenhista.
Na segunda parte do artigo, para analisar a polifonia e a heterogeinidade presente nos discursos acadêmicos, a autora adotou uma seção de metodologia e examinou dez resenhas críticas acadêmicas, com o objetivo de "analisar os efeitos de sentidos gerados pela diversidade de vozes".
Na parte seguinte, após a análise concluída, observou-se que as vozes "são introduzidas de diversas maneiras" : 1º) Discuso atributivo direto, este vem sempre marcado por aspas; 2º) discurso indireto em que o resenhista apresenta a voz do autor de forma parafraseada.
Os operadores argumentativos são uma outra forma de introduzir "vozes" no texto. Ao discutir o conteúdo e construir argumentos, o resenhista introduz outras vozes por meio dos operadores de comparação e de contraste e, ao final, os operadores de conclusão revelam a posição do resenhista quanto à obra. As formas pronominais na organização entre os participantes do discurso. As duas formas mais usadas são o "eu", que apresenta a voz do resenhista e "ele", "eles", que é a voz do autor do livro resenhado.
Após toda a análise anterior, a autora conclui que as vozes são introduzidas de diferentes formas. Também observou que a voz do resenhista tem um papel bem definido, que é a avaliação e recomendação (ou não) do livro.
Ao término da leitura, considerei o artigo muito interessante, pelo fato do mesm0 trazer, de forma clara e suscinta, explicações sobre a presença da polifonia nas resenhas acadêmicas. Recomendo-o principalmente aos acadêmicos, pois este apresenta uma linguagem bem acessível e traz um número de informações de grande relevância, sendo assim, auxilia o acadêmico na produção de resenhas, nos trabalhos de pesquisa, entre outros.


Por Marta Dinarte

4 comentários:

  1. Olá colega!!!
    Parabéns pelo teu blog, está bem interessante, vamos conferir sempre.

    bjus Luana Iensen e Juliana Melo.
    nos visite:
    alinguadeluana.blogspot.com
    jueasletras.blogspot.com

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  2. Marta, ficou bem legal o blog... só dá uma revisadinha na resenha, pois comeste letras na digitação...
    beijão, Valeria

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  3. Marta, relendo a tua resenha, vi alguns errinhos, como disrcurso com dois 's' e constroem, com acento no 'ó'. Revisa, sim?
    beijão, Valeria

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